There is online a description of the travel to Banja Luka from Zagreb, with photos and everything. So this time I will write in Portuguese for the people that prefer Portuguese to English.

A viagem de taxi até ao aeroporto correu sem problemas, não havia trânsito na ponte 25 de Abril. No check-in a fila da esquerda tinha maquinas próprias de check-in e a ajuda de uma funcionária da Lufthansa. Rápidamente fiquei com os 2 bilhetes de ida. Lisboa - Frankfurt e Frankfurt - Zagreb. Por isso despachei-me num estante. O embarque começou atrasado, estranho para uma companhia alemã. :-) A viagem correu sem problemas tirando alguma turbulência na aterragem. Em Frankfurt o céu estava cinzento e a pista molhada.

O desembarque em Frankfurt foi nas portas A do terminal 1. Nos placards o meu voo para Zagreb ainda não tinha porta de embarque, apenas Terminal B. Assim comecei a minha caminhada até às portas de embarque B, que se revelou ser bastante comprida. Demorei perto de 30 minutos a chegar à porta de embarque do meu voo seguinte. Comecei a andar, quando à minha direita vejo um imponente 747 da Lufthansa a vir em direcção à janela. Após uns minutos de espera seguiu o seu caminha pela minha esquerda. Como um elegante elefante na selva de betão de um aeroporto.

Foi uma longa caminhada através do terminal A, até encontrar o túnel de ligação para as portas de embarque B. Finalmente à chegada ao terminal B, o meu voo tinha porta atribuida, diferenta da do bilhete. O embarque começou exactamente à hora marcada. O embarque foi feito para o autocarro que nos levou até ao avião. Rápidamente estava toda gente sentada, mas a hora da partida fomos informados de um ligeiro atraso, para esperar por passageiros de outros voos de ligação.

Na chegada a Zagreb tive alguma dificuldade em perceber como era o controlo alfandegário. Filas para toda a gente ou filas diferentes para europeus e não europeus. Julgo que não queriam destinguir os diferentes tipos de passaportes. No entanto uma cabina dava prioridade a tripulações e outra para passageiros de voos de ligação.

Logo a seguir ao controlo de passporte, fica a sala com a alfandega, a maquina de ATM e á direita a recepção de bagagem. Esta maquina ATM pareceu aceitar quase todos os tipos de cartão de crédito. O meu cartão de debito Maestro funcionou, para levantar dinheiro para os autocarros.

À saída da alfandega escolhi a porta de saida da direita. Esta porta tem logo à esquerda o autocarro para a cidade, especificamente o autocarro de ligação até ao terminal de autocarros. O condutor fala Inglês, aceitou a minha bagagem e paguei o bilhete ao condutor 30kn. Julgo que este autocarro esperou um pouco mais devido ao atraso do avião. Pois partiu por volta das 20h10 em vez das 20h00. O percurso termina exactamente no terminal de autocarros, não há como enganar.

No terminal de autocarros demorei algum tempo a encontrar o sitio para vender bilhetes. Foi preciso contornar o edifício para encontrar as escadas que levam ao 1º andar onde estão as bilheteiras. As pessoas na bilheteira falam Inglês, mas precisei de mostrar o papel com o nome do destino. Pois não dizia Banja Luka com a pronuncia certa, Banhia Luka? No bilhete procurar pelo número "Peron", este indica de onde parte o autocarro, 405 no meu caso. O preço é variavel pois são varias as companhias que fazem a viagem. Pela a viagem das 22h00 paguei 108kn, o preço mais barato. Paguei extra 24kn pelas minhas duas malas. Recebi 2 papeis, estes são importantes, pois provavelmente não nos entregarão as malas se o revisor não puder confirmar o numero da mala com os dos nossos papeis.

O motorista e o revisor não falam Inglês e parecem que não fazem o esforço para perceber outras linguas, para além das linguas locais. Mas não é problema pois o autocarro faz apenas 3 paragens:

  1. fronteira, tenham o passaporte convosco e não na bagagem de porão. Preparam-se para sair do autocarro, mostrar o passaporte à policia por duas vezes e um deles policia recolher o vosso passaporte para verificações mais prolongadas. No fim o revisor irá devolver o vosso passaporte.
  1. descanso, logo a seguir à fronteira o autocarro faz uma paragem. Permite ir ao WC, fumar ou ir ao restaurante. Este não faz referencia de aceitar qualquer forma de pagamento por cartão e não comprei nada para confirmar. Cuidado para não perder o autocarro, pois não me pareceu que o revisor tenha confirmado a presença de toda a gente.
  1. Banja Luka, a chegada parece ser num simples parque estacionamento onde param os autocarros e os taxis. Fica a 3 Km de distância, por isso recomenda-se apanhar um taxi ou o autocarro. O preço médio fica em 10km ou 5 euros. O taxista não falava Inglês e não tinha troco de 50km, que a maquina do hotel me tinha acabado de dar. Acabei a receber 20 euros do troco, o que foi justo.

Penso eu porque passava da meia noite, o empregado fez um check-in rápido e ficou com o meu passporte, que foi devolvido na manhã seguinte.